ISSN 0798 1015

logo

Vol. 40 (Nº 29) Ano 2019. Pág. 18

Análise do perfil do curso técnico em administração do colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro-PR (Brasil), pela percepção dos egressos dos anos 2011 a 2017

Analysis of the profile of the technical course in administration of the state college Barão de Antonina de Rio Negro - PR (Brazil), for the perception of graduates from the years 2011 to 2017.

REICHARDT, Leticia. P. 1; Schmidt, Luana de M. 2 e REICHARDT, André. L. 3

Recebido: 04/04/2019 • Aprovado: 24/08/2019 • Publicado 02/09/2019


Conteúdo

1. Introdução

2. Metodologia

3. Resultados

4. Conclusões

Referências bibliográficas


RESUMO:

O principal objetivo desse artigo foi verificar se é proposto aos seus discentes um ambiente próprio para estudo, possibilitando aos mesmos um melhor aproveitamento do conhecimento oferecido, procurando também se o mesmo atingiu as expectativas de seus egressos. Foi formulado questionários e encaminhados a todos os egressos encontrados entre os anos 2011 a 2017. Os resultados adquiridos foram de suma importância para o desenvolvimento do projeto que acreditasse trazer inúmeros benefícios com suas análises e opiniões expressas pelos egressos.
Palavras chiave: Administração, egressos, análise

ABSTRACT:

The main objective of this article was to verify if its students are offered an environment for their own study, enabling them to take better advantage of the knowledge offered, and also to find out if the same reached the expectations of their graduates. Questionnaires were sent and addressed to all graduates found between the years 2011 to 2017. The results acquired were extremely important for the development of the project that believed to bring innumerable benefits with its analyzes and opinions expressed by the graduates.
Keywords: administration, egresses, analyze

PDF version

1. Introdução

A análise de um curso objetiva a verificação da maneira em que o mesmo está atuando, buscando avaliar se realmente está beneficiando seus discentes e se está conseguindo atingir seus objetivos, dessa forma, procurando fazer essa análise através da percepção dos egressos, essa pesquisa apresenta a visão de quem passa pelo curso e vive de perto problemas, soluções, decepções, dificuldades, acertos e superações, tornando-os mais aptos para mostrar falhas, acertos e apresentar sugestões dentro do mesmo.

Realizando essa análise do curso técnico em administração, ministrado pela instituição de ensino Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro – PR, pode-se trazer mudanças e melhorias para vários aspectos do curso (ambiente, organização, entre outros), proporcionando aprimoramento da maneira em que o ensino é transmitido para os discentes, fazendo assim, com que eles se tornem melhores profissionais e indivíduos críticos aptos a resolução de problemas.

Para que fosse possível desenvolver essa análise foi abordado vários temas referente ao curso e sua organização (referentes aos aspectos do curso que influenciam no aprendizado e desenvolvimento do discente, sendo estes, metodologia, ambiente da instituição, materiais didáticos disponíveis para uso pedagógico, dentre outros), esses pesquisados em documentos da secretaria e pedagogia, ajudaram a elaborar o perfil do curso. Além desses temas foi feito e aplicado um questionário destinado aos alunos egressos do curso, esses por sua vez, colocaram suas visões sobre o curso, comentando sobre o que o mesmo oferece que lhes proporcionou vantagens ou maiores conhecimentos, da mesma forma que, apontaram falhas e aspectos que deixaram a desejar.

Averiguando os principais aspectos do curso que influenciam no aprendizado e desenvolvimento do discente, e baseando-se na pesquisa inicial dos documentos com os objetivos do curso, chega-se a problemática: O curso técnico em administração do Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro/PR, atendeu as expectativas de seus egressos? E na busca por essa resposta tense como objetivo geral: analisar como é visto o curso através da ótica dos egressos e verificar a competência do mesmo em proporcionar aos seus estudantes um ambiente apropriado para crescimento intelectual, profissional e como indivíduo. Colaborando com o objetivo geral define-se os seguintes objetivos específicos: Elaborar e aplicar questionários para a avaliação do curso pelos seus egressos; demonstrar a organização curricular, objetivos do curso e sua visão geral; analisar as opiniões dos egressos a respeito de vários aspectos do curso técnico em administração.

1.1 Dados do curso

O curso técnico em administração começou a ser oferecido pela instituição de ensino Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro no ano de 2010 tendo a formação da primeira turma na modalidade subsequente em 2011 e a primeira integrada em 2014.

O curso na forma subsequente é ofertado no período da noite, tem duração de no mínimo 3 semestres letivos e no máximo 10 semestres letivos. O período de matrícula é semestralmente e tem como requisito de acesso a conclusão do Ensino Médio, é presencial com caga horaria igual a 1008 horas, distribuídas em 5 dias semanais de segunda a sexta feira, com 35 discentes por turma.

Na forma integrada é ofertado no período da manhã, tem duração mínima de 4 anos. O período de acesso a conclusão do Ensino Fundamental, é presencial com 4000 horas distribuídas em cinco dias semanais de segunda a sexta feira, com no mínimo 30 discentes e no máximo 40 por turma.

1.2 Visão geral do curso

O curso tem por finalidade proporcionar a seus discentes uma formação técnica em uma totalidade, construindo uma estruturação curricular que integra aspectos primordiais para a formação de excelentes profissionais da área, assim como descrito no documento do Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio, no anexo lll – Proposta Pedagógica Curricular (PPC) do curso técnico em administração:

A estruturação Curricular do Curso Técnico em Administração visa o aperfeiçoamento na concepção de uma formação técnica que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo. Assim, os componentes curriculares integram-se garantindo que os saberes científicos e tecnológicos sejam a base da formação técnica. (BARÃO, 2018, p.665)

Além desses aspectos específicos do curso, agrega-se um conhecimento abrangente preparando-os não somente para atuar como técnicos, mas também como cidadãos influentes na sociedade em que estão inseridos, bem como podemos verificar nesse trecho do mesmo documento:

A organização dos conhecimentos, no Curso Técnico em Administração, enfatiza o resgate da formação humana onde o aluno, como sujeito histórico, produz sua existência pelo enfrentamento consciente da realidade dada, produzindo valores de uso, conhecimentos e cultura por sua ação criativa. (BARÃO, 2018, p.665).

Logo o curso técnico em administração oferece aos seus matriculados um conhecimento abrangente, formando discentes com qualidades no âmbito profissional técnico e pessoal.

Para conseguir essa formação o curso estruturou os seguintes objetivos:

• Assegurar a integração entre a formação geral e a de caráter profissional permitindo a inserção no mundo do trabalho;

• Organizar experiências pedagógicas que levam à formação de sujeitos críticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsável na sociedade em que vivem;

• Articular conhecimentos científicos e tecnológicos das áreas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experiências educativas;

• Oferecer um conjunto de experiências teóricas e práticas na área com a finalidade de consolidar o “saber fazer”;

• Destacar em todo o processo educativo a importância da preservação dos recursos e do equilíbrio ambiental;

• Propiciar conhecimentos teóricos e práticos amplos para o desenvolvimento de capacidade de análise crítica, de orientação e execução de trabalho na área de administração;

• Forma profissionais críticos, reflexivos, éticos, capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.

1.3 Organização curricular

A organização curricular do curso técnico em administração é proveniente da Secretaria Estadual da Educação do Paraná (SEED-PR) que define as matrizes curriculares, ementas com descrição das matérias e os assuntos a serem abordados na mesma. Estas são organizadas no documento do colégio chamado PPP – Projeto Político Pedagógico, documento de consulta onde demostra toda a parte da organização e estruturação de como a instituição de ensino referida deverá trabalhar para atingir seus objetivos.

A metodologia, no entanto, varia com o profissional que dará aluna, é deste a responsabilidade de apresentar anualmente ou semestralmente um plano de aula informando de qual maneira trabalhará os assuntos referentes a matéria que lhe é atribuída e como fará as avaliações.

2. Metodologia

Foram pesquisados os alunos egressos do curso técnico em administração tanto na modalidade integrada como na subsequente, entre os anos de 2011 a 2017 (sem constar alunos desistentes ou que foram transferidos). Estes encontrados a partir de listas concedidas pela secretaria da instituição. O questionário para a pesquisa foi elaborado com uma ferramenta do Google (formulários Google), pois além de ser uma plataforma fácil de usar, dispõe de diversas maneiras de enviar o arquivo, o que por consequência facilitou na pesquisa. Estes, em sua maioria, foram enviados via internet, por e-mail ou Facebook.

Após coleta dos dados que ocorreram do mês de abril a agosto, foi concluído como total de 32 respostas, 10% da população pesquisada, a porcentagem mínima para que uma pesquisa seja válida segundo Castro (2000).

No chamado ‘Quadro de envios’ é demonstrado a quantidade de discentes por turma (integrado e subsequente) de todos os anos que foram pesquisados neste projeto, sendo o total de discentes equivale a 320, entretanto devido a variáveis imprevistos, não foi possível encontrar todos os ex-alunos. Sendo assim, demonstra-se na mesma a quantidade de discentes que foram encontrados (para os quais foi mandado mensagem) e os que não foram. Também é mostrado neste mesmo quadro os alunos que receberam o questionário do pré-teste. Totalizando 5 alunos escolhidos aleatoriamente para responder e verificar a viabilidade do questionário.

A seguir apresenta-se dois quadros com mais informações sobre a metodologia de pesquisa.

Quadro 1
Envios

Fonte: OS autores 2018

-----

Quadro 2
Respostas

Fonte: OS autores 2018

Neste segundo quadro (Quadro de respostas) encontra-se os 144 egressos para quem foram mandados os questionários, mostrando aqueles que de fato receberam, quem respondeu por ano e quantos faltaram responder por ano também.

2.1.  Pré- teste

Foram escolhidos aleatoriamente 5 alunos para validar o processo do questionário, sendo observado colocações sobre algumas perguntas iniciais. Após as análises foram modificadas 3 questões para melhor entendimento por parte dos egressos, excluída 1 por tratar de um assunto já abordado no questionário tendo então respostas semelhantes e foi também elaborada uma nova questão por sugestão de um dos 5 egressos que notou a ausência de uma questão tratando sobre o que o curso agrega ou agregou para a vida de seus egressos.

3. Resultados

Para analisar os dados obtidos pela pesquisa realizada com os egressos através do questionário com 15 questões divididas por aspectos ou temas a serem avaliados. Foi separado igualmente por aspectos e transferido os dados para quadros que facilitam no entendimento. Também há fotos das respostas dos egressos nas questões abertas para que pudesse ser feita a observação colaborando com a compreensão das análises.

ASPECTOS GERAIS DO CURSO

Nesta questão é analisado os motivos pelos quais os egressos escolheram fazer o curso, colocando algumas sugestões dos motivos entendidos como mais comuns e deixando espaço para que colocassem outros motivos considerados muito importante para sua escolha. A seguir demostra-se um quadro com as respostas dos egressos:

Quadro 3
Respostas dos egressos

Fonte: OS autores 2018

Neste quadro mostra as alternativas que foram colocadas como possíveis motivos para terem escolhido o curso, nas colunas a indicação do grau de importância, que cada alternativa teve. Os números indicam a quantidade de aluno que respondeu cada grau de importância com cada alternativa. Como a questão era obrigatória fecha-se sempre o total com a quantidade de alunos egressos que responderam o questionário.

Exemplo:

Fonte: As autoras 2018

Na alternativa “por ter afinidade com a área”, 3 alunos colocaram que não tem nenhuma importância para sua escolha em fazer o curso técnico em administração, na sequência 7 disseram ter alguma importância, 14 responderam ser importante e 8 muito importante e somando esses fecha-se 32 egressos.

Analisando o quadro no geral, podemos observar que os motivos com maior relevância para a escolha dos egressos pelo curso são: por apresentar oportunidades e melhores chances de ingressar no mercado de trabalho, e, por trazer um diploma diferenciado. Sendo essas as alternativas que tiveram mais alunos colocando um maior grau de importância.

Na sequência podemos ver a imagem com outras alternativas descritas pelos alunos egressos que, como dito anteriormente, tiveram esse espaço para colocarem outros aspectos considerados muito importante para o ingresso no curso.

Figura 1
Outros fatores considerados muito
importantes na escolha pelo curso

Fonte: Formulários Google 2018

Dentre as respostas podemos observar que a busca por conhecimento, sendo no geral ou em áreas específicas da administração, como citam: contabilidade, noções de direito e legislação, vivência empresarial, elaboração do projeto de conclusão, entre outros, são de interesse dos mesmos, que por considerarem importante escolheram o curso que oferece esses conhecimentos.

Além desses conhecimentos citam também a importância do complemento no currículo, a didática oferecida e as oportunidades no mercado de trabalho, sendo esse último um aspecto que atrai muito os discentes, pois é exigido cada vez mais preparo técnico.

Quadro 4
Respostas a pregunta 2 e 4

Fonte: OS autores 2018

2. Analisando as respostas obtidas, é observado que a maioria dos egressos, com 90,6% (29 egressos), dizem que o curso atingiu suas expectativas e 9,4%(3 egressos) dizem que não. O resultado da pesquisa traz um percentual positivo, tendo em vista que na sua maioria o curso atinge a expectativas de seus alunos mostrando a qualidade do mesmo.

4. Tendo 100% de pessoas dizendo que o curso agrega e agregou algo de valor nas suas vidas, pode-se perceber como o curso influência de forma positiva na vida de seus alunos. Sendo descrito pelos mesmos na sequencia exemplos do que agrega ou agregou.

Figura 2
Se Sim, o que?

Fonte: OS autores 2018

Na foto acima são mostradas as respostas do questionamento sobre o curso agregar ou não algo de valor para a vida de seus egressos, esses descreveram conforme vontade própria sobre aquilo que o curso proporcionou durante e após seus anos letivos. Nessas respostas podemos observar que a obtenção de conhecimentos específicos ou no geral influenciam suas vidas profissionais tanto quanto na cotidiana, bem como proporcionam oportunidades de carreiras, melhor interação e comunicação com outras pessoas, além do curso agregar a esses egressos amizades como descrito.

Figura 3
Referente a questão número “2”. Caso a reposta
for negativa, o que poderia ser melhorado

Fonte: OS autores 2018

É observado que o curso não teve 100% da aprovação de seus egressos e procurando obter sugestões do que poderia ser melhorado ou do motivo de não ter atingido as expectativas, foi elaborado essa questão. As respostas obtidas são mostradas nessa foto e podemos observar na mesma que: ter mais aulas práticas e palestras com empresários da área, são as principais sugestões dos egressos que tem como justificativas: “para se ter uma mínima experiência da profissão” quanto as aulas práticas e “para ver uma aplicação pratica daquilo que é proposto em sala de aula” quanto as palestras com empresários.

Referente a falta de estágios que os egressos comentam, o curso em si não prevê estágios, esses os próprios discentes devem buscar caso tenham interesse, sendo de responsabilidade da instituição apenas reconhecer que esse está estudando na mesma.

Figura 4
O que curso trabalhou que você achou importante e interessante?

Fonte: OS autores 2018

Nesta foto das respostas dos egressos, pode-se analisar que o curso dispõe de conteúdos considerados pelos mesmos, interessantes e importantes, tais como citados: matemática financeira, projeto do término do curso, contabilidade, regras da ABNT, administração financeira, gestão de pessoas, comportamento organizacional, leis trabalhistas, dinâmica das pessoas entre outros. Estes conteúdos não ajudam somente na vida profissional dos discentes como também em relações envolvendo o cotidiano, como citam alguns: “a forma de me relacionar melhor com a sociedade” e “administração financeira que serve não só para um futuro emprego, mas para administrar o dia a dia”. Por fim, observa-se que o curso influência de maneira positiva em muitos aspectos na vida de seus egressos.

METODOLOGIA DO CURSO

 

Quadro 5
Metodologia do curso

Fonte: OS autores 2018

6. Observando o quadro 5, percebe-se que 59,4% (19 egressos) avaliam a metodologia do curso como boa, 31,3% (9 egressos) como excelente, 6,3% (2 egressos) como regular e 3,1% (1 egresso) como ruim. Pode-se perceber que apesar de haver 3 respostas negativas a metodologia do curso tem uma avaliação muito boa.

Quadro 6
Dificuldades do curso

Fonte: OS autores 2018

7. Com base nos dados da questão acima foi verificado que 68,8% (22 egressos) pensam não haver necessidade de mudança na metodologia do curso e 31,3% (10 egressos) dizem ser necessário mudança.

9. Como mostra o quadro 6 71,9% (23 egressos) responderam não terem dificuldades relacionadas as matérias do curso e 28,1% (9 egressos) responderam que tiveram dificuldades. Sendo assinalados os seguintes motivos:

Gráfico 1
Dificuldades relacionadas as matérias  do curso

Fonte: OS autores 2018

Nesta imagem pode-se observar que as dificuldades enfrentadas por esses discentes então relacionadas a falta de dedicação dos docentes escolhidos para lecionar com 33,3% (3 egressos) e a didática oferecida com a mesma porcentagem. Alguns também, tiveram dificuldades com relação a metodologia de avaliação oferecida com 11%(1 egresso), por não ter material de ensino para lecionar dificultando no entendimento das matérias 11% (1 egresso) e 22,2% (2 egressos) responderam não ter interesse não conseguindo assim ter um bom rendimento.

Referente a questão 7, essa pergunta essa questão busca respostas do que poderia ser melhorado na metodologia e assim descreveram os egressos:

Figura 5
Se você pensa que poderia ter uma mudança, qual seria?

Fonte: OS autores 2018

Observa-se dentre as melhorias propostas pelos egressos estão: ter mais aulas práticas, exigir mais dos alunos, ter mais visitas a empresas e profissionais mais qualificados.

COORDENADORES DO CURSO

Quadro 7
Relação con coordenador do curso

Fonte: OS autores 2018

O quadro acima mostra que: 37,5% (12 egressos) responderam ter uma excelente relação com o coordenador do curso, 34,4% (11 egressos) responderam que tiveram uma boa relação, 18,8% responderam que a relação coordenador/docente/discente foi regular, 6,3% (2 egressos) responderam ter sido ruim e 3,1% (1 egresso) disse ser péssima a relação.

DOCENTES DO CURSO

Quadro 8
Avaliação para o desmpenho de equipo de ensino

Fonte: OS autores 2018

11. Como é mostrado no quadro 62,5% (20 egressos) avaliam que o desempenho do grupo de profissionais que compõem (ou faziam parte, dependendo do ano) a instituição é bom, 31,3% (10 egressos), responderam ser excelente, 3,1% (1 egresso), avaliou ser regular e 3,1% (1 egresso) respondeu ser ruim o desempenho dos profissionais.

12. Observando os dados demostrados acima, 50% (16 egressos) responderam que tiveram uma boa relação com os docentes da instituição, 31,3% (10 egressos) avaliam suas relações com os docentes como excelente e 18,8% (6 egressos) disseram ser regular.

AMBIENTE ESCOLAR

Quadro 9
Avaliação para o ambiente oferecido pela institução

Fonte: OS autores 2018

Como mostra o quadro 53,1% (17 egressos) avaliam que a instituição oferece um bom ambiente para o aprendizado, 28,1% (9 egressos) responderam ser excelente o ambiente oferecido, 15,6% (5 egressos) ser regular e 3,1% (1 egresso) respondeu ser ruim o ambiente (ninguém descreveu o ambiente como péssimo).

Quadro 10
Existença de lugares para fazer pesquisa e/ou laboratorio

Fonte: OS autores 2018

Analisando os dados acima, é possível observar que 78,1% (25 egressos) pensam ter lugares para elaborar projetos e relacionar a teoria com a prática, enquanto 21,9% (7 egressos) responderam não ter.

OUTROS ASPECTOS DO CURSO

Quadro 11
Recomendaria o curso técnico para outras pessoas

Fonte: OS autores 2018

Com base nos dados mostrados no quadro pode-se perceber que o curso técnico em administração tem um índice de aceitação excelente, pois 96,9% (31 egressos) afirmaram que recomendariam o curso para outras e pessoas e 3,1% (1 egresso) apenas respondeu que não recomendaría.

4. Conclusões

Através do presente projeto, com o devido fim de analisar se o curso técnico em administração atendeu as expectativas de seus egressos. Constata-se que depois de todo o material coletado e a partir das respostas obtidas com o questionário, o curso quase em uma totalidade atingiu as expectativas, favorecendo seus discentes através dos conhecimentos atribuídos no decorrer de sua formação.

Esse curso oferecido pela instituição de ensino Colégio Estadual Barão de Antonina tem como principais objetivos formar técnicos com excelentes conhecimentos teóricos e práticos na área, profissionais eficazes com facilidades na resolução de problemas, críticos e capazes de promover mudanças na comunidade em que está inserido. Pode-se confirmar que esses objetivos são mantidos em boa parte, através das opiniões dos egressos e que apesar de haver alguns fatores negativos, observados nas mesmas, houve muitas respostas mostrando o quanto o curso tem de bom a oferecer aos seus discentes agregando a eles valores e princípios.

Após toda pesquisa e análise feita, constata-se também, que apesar de possuir bons resultados na pesquisa direcionada aos egressos, é observado pelos mesmos, pontos a serem melhorados tanto na metodologia e no ambiente, que são os principais citados, como em outros aspectos do curso tornando-o cada vez mais preparado para contribuir na vida de seus discentes e atingir seus objetivos a cada ano que passa.

Referências bibliográficas

BARÃO. Colégio Estadual Barão de Antonina. Dados Históricos do Curso Técnicos em Administração período 2010 – 2017. (Secretario, direção do colégio e Pedagoga da instituição). 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. MANZINI, E.J. Analise de artigos da revista brasileira de educação especial (1992- 2002). Disponível em http://www.abpee.net/homepageabpee04_06/artigos_em_pdf/revista9numero1 pdf/3manzini.pdf. Acesso, 26 mar, 2017.

MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Martins, g.a; Theóphilo, c. r. a Metodologia da Investigação cientifica para ciências sociais aplicada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. Mattar, f. n. Pesquisa de Marketing metodologia, planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999, vol.1.

PPP. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro – Paraná, 2018.

Parra Filho, d. Santos, j.a. Apresentação de trabalhos científicos, monografias, TCC, teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.


1. Discente do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro-PR – email: lepiazreichardt@gmail.com

2. Discente do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro-PR

3. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, Professor do Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro- PR - email: andre_luis_reichardt@yahoo.com.br


Revista ESPACIOS. ISSN 0798 1015
Vol. 40 (Nº 29) Ano 2019

[Índice]

[Se você encontrar algum erro neste site, por favor envie um e-mail para webmaster]

revistaESPACIOS.com